quinta-feira, 24 de março de 2016

Primeiro Mundo 

Vancouver é uma cidade sensacional - quando não está chovendo. Lá chove tanto que os locais a chamam de Raincouver. Acho que tive muita sorte, no meio do azar que foi ter escolhido minha primeira viagem para o Canadá para acontecer na primavera. Praticamente um marinheiro de primeira viagem,  tinha pouca experiência e confiei sem questionar na sugestão do agente de viagens. O fato é que o Canadá é gelo puro fora do verão,  e eu queria muito fotografar os lagos com as cores lindas que tem, não o branco que toma conta de tudo. Imaginei que na primavera estaria tudo muito bonito,  mas me enganei totalmente. Gelo para tudo quanto é lado.

Pausa para um sub-causo:

Se você nunca viu neve, aposto que você deve ter o sonho de vê-la. A imagem mental de todos se divertindo criando bonecos de neve no jardim ou fazendo guerra de bolas de neve é algo que todos tem, até finalmente realizar o sonho de vê-la. 

- primeiro dia na neve: nossa, que coisa linda ! É perfeita ! Tudo branquinho ! Você se joga no chão,  brinca de jogar neve nos outros e tudo é maravilhoso. Tombos são motivos de muitos risos.

- segundo dia na neve: Muito legal essa neve, né ? Olha que barato tirar a neve de cima do carro !

- terceiro dia na neve: É. Neve, né ? Branca ...

- quarto dia na neve: Que £€%=¥$#@ de neve ! Tomei um escorregão nessa piiiiiii, e ainda tenho que desenterrar meu carro dessa piiiiiii, que desgraça,  todas as minhas fotos estão iguais, parece tudo o mesmo local por causa dessa piiiiiii.

Voltando ao causo ...

Nesse contexto, tive sorte. Praticamente não choveu no período em que estive lá. 

Em um dos dias, terminada a aula (estava estudando ingles), decidimos conhecer Gastown,  o lado histórico da cidade. Bairros históricos sempre tem um charme especial e Gastown não seria diferente.  Do calçamento ao formato dos prédios, o local é agradável e, em comparação com os arranha-céus do centro, uma viagem no tempo. Gastown também tem um marco, um ponto muito visitado lá. Um relógio a vapor que toca alguns acordes nos quartos de hora. 

Máquina em punho, lá fomos nós turistar pelo bairro antigo. Andamos por tudo até a chegada do relógio,  que seria o único no mundo não fosse o que temos aqui no Brasil (Campos do Jordão ou Poços de Caldas ? Não tenho certeza). Estávamos lá observando o relógio e aguardando o próximo quarto de hora quando um sujeito veio me abordar:
- Oi. Vocês são de onde ?

Carioca cismado não se desarma quando vai por ai. A primeira reação foi olhar em volta e ver se ele estava acompanhado. Em seguida, uma escaneada no sujeito, porque malandro sempre tem cara de pessoa bacana. Tudo aparentemente bem. Respondi que éramos do Brasil. 
- Ahhhh, brasileiros!  Eu sei muita coisa sobre o Brasil! Sei que a capital não é o Rio de Janeiro e muito menos Buenos Aires! 

O cara ganhou crédito. Passou a me dar uma aula de tudo que conhecia sobre o Brasil e emendou a conversa com várias dicas turísticas, inclusive sobre o relógio.

A conversa ficou animada. O relógio tocou, fez alguns poucos acordes e ele chamou atenção para que nas horas cheias o relógio toca música inteira, era o maior show. Como era próximo de 17h, esperamos mais enquanto conversava com o gringo sobre Gastown, Chinatown e o que havia no final da Hastings (já tínhamos descoberto, mas isso é tema para um outro post). 

O relógio tocou sua música toda como se fosse um daqueles órgãos de igreja bem antiga. Findo o show, o cara me olha e diz:

- Você tem acompanhado as notícias?  O governo mexeu no preço do queijo e isso inflacionou o meu Cheeseburger. O McDonald's não perdoa. Você poderia me dar um trocado para que eu possa comer meu cheeseburger? 

Foi só então que eu percebi que o cara, historiador e economista,  era um homeless,  um mendigo. Fiquei impressionado ...

O.O

Algumas dicas:

- Vá ao Canadá no verão. Fora do verão você só verá gelo e muita coisa estará fechada;

- Se for andar na neve, use meias próprias de trekking ou forre o calçado por dentro com jornal. Calçado próprio é fundamental para não escorregar; 

- Uma amiga fez uma vez uma comparação ótima. Toronto é São Paulo, Vancouver é Rio;

- Stanley Park é ótimo para passear e o aquário de lá vale a visita. Não perca a beluga (não, não é a batata rostie, é uma espécie de baleia branca );

- Final de semana em Grandville Island e comidas no mercado de lá;

- É um ótimo lugar para imersão em inglês. Várias escolas de ESL, preço médio melhor que nos outros lugares do Canadá e, na epoca, um mês lá pagava só uma semana em NY;

- Vancouver é set de gravação de vários filmes e séries americanas. Pelo que me disseram, tem a ver com impostos mais em conta. Enquanto estava lá, vimos a filmagem de um dos High School Musical. Também já reconheci vários lugares em filmes;

- Vancouver também é atração para gamers. Algumas empresas top desse mundo de games tem sede lá, incluindo a EA Sports; 

- Deixe para comprar souvenirs em Gastown. Tem milhares de lojas disso por lá. 

Take Care!


Centro de Vancouver visto do Stanley Park 


Granville Island

Lake Louise completamente congelado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário