terça-feira, 8 de março de 2016

Few-jow-ahh-daw!

Uma piada velha conta que um gringo metido a safo passou pelo Rio e queria comer, mas não falava uma vírgula de Português. Sentou no restaurante, prestou atenção no pedido da mesa ao lado: feijoada. Garçom chegou, perguntou o que ele queria, e ele todo serelepe mandou:
- Few-jow-ahh-daw!
Gringo feliz, comeu até explodir. Todos os dias ele vinha e pedia a Few-jow-ahh-daw dele. Uma semana depois, já sem aguentar sequer olhar o prato de feijoada, ele presta atenção novamente na mesa ao lado: pastel. "Maravilha!", pensou. "Não aguento mais feijão ". Garçom chegou para anotar o pedido e ele soltou em um perfeito carioquês: pashhtel! O garçom retruca:
- de carne ou de queijo ?
O gringo, com cara de desespero:
- Few-jow-ahh-daw!
Tive meu dia de gringo quando cheguei em Kostroma. Com muita fome, recorri a uma birosca dentro da minúscula estação de trem. Como eu previra, ninguém falava uma palavra de inglês e eu precisava comer. Fazer mímicas ajuda muito em alguns casos, mas com comida nem o campeão mundial de Imagem & Ação conseguiria. Puxei do bolso minhas anotações e entrei na birosca:
- "klieb"
Recebi de volta uma careta. Nitidamente, minha pronúncia estava errada e a atendente não conseguia saber o que eu queria. Depois de umas 5 tentativas variando a sílaba tônica, uma vovó que estava comendo falou alguma coisa que lembrava vagamente o que eu tinha dito. O rosto da atendente se iluminou e ela veio com pao, finalmente. Gostei ! Estava funcionando. Meu próximo passo era tentar o café com leite. Algumas dezenas de tentativas e a atendente já estava rindo do meu desespero. Não teve jeito. Fiz a mesma careta do gringo da piada e mandei a palavra mágica:
- Coke, "pajáusta"
Tive de encarar pão com Coca-Cola de café da manhã ...
O.O
Algumas dicas:
- Levar anotado algumas palavras mais corriqueiras pode te salvar de várias enrascadas. Ainda assim, memorize as principais, como ola, bom dia, por favor e obrigado.
- Em casos onde o alfabeto é diferente pode ser interessante escrever a palavra no alfabeto original, como é grafada, e como pode ser pronunciada. Em último caso, mostrar a palavra pode resolver
Dasvidaniya !

Nenhum comentário:

Postar um comentário