terça-feira, 8 de março de 2016

Inventando palavras em Mérida - Espanha
Espanha é um país sensacional, com uma mistura de culturas apaixonante. Mérida, por exemplo, é um verdadeiro museu romano. Há tanto de história lá que se alguém fizer um buraco no quintal de casa topa com alguma ruína romana.
Erguida sob o nome de Emerita Augusta, Mérida possui inúmeros monumentos muito bem conservados, incluindo uma arena que, ao contrário do Coliseu de Roma, é completamente aberta para visitação. Por conta disso, ela entrou no meu roteiro quando passei por lá em 2009.
Meu espanhol é sofrível, admito. Ele é uma grande prova de que nada é tão ruim que não possa piorar. Se é ruim agora em 2016, imagina em 2009. No entanto, viajar exige uma certa dose de cara de pau. Totalmente justificável inventar palavras, e eu não tenho o menor problema com isso. Manuel Bandeira não inventou o verbo intransitivo Teadorar ? Eu sigo em espanhol preenchendo em real time as lacunas do meu vocabulário. E foi exatamente isso que eu fiz no saguão do hotel em Mérida, onde eu estava hospedado.
Faltava pouco para as 22h e eu estava descendo para jantar sem a menor ideia de onde fazê-lo. Fui me entender com o rapaz na recepção do hotel:
- Do you speak English?
Cara de paisagem do outro lado. Hora do improviso:
- Me gustaria jantar. Donde poderia ir ?
Ok, eu sei que está tudo errado, mas a mímica espontânea o ajudou a entender. O cara me indicou dois restaurantes. Deu os nomes, mas eu precisava saber como chegar lá, se eu precisaria do carro e se daria tempo. Perguntei quando fechavam e o rapaz disse:
- A las diez!
Putz! Estava no laço! Se fosse perto o bastante, daria tempo. Foi quando fui ao fundo do poço linguístico:
- Es pierto?
Sim, o sujeito não entendeu e fez a mesma cara que você...
O.O
Algumas dicas:
- jantar == cenar. Perto de == cerca. Pertinho, muito perto == cerquita;
- Estranhamente, os restaurantes de Mérida fechavam na hora do almoço para a siesta. Isso não fez o menor sentido, mas é fato que tive de procurar bastante um restaurante aberto;
- O templo de Diana é uma linda construção, bastante acessível e merece uma visita tanto de dia quanto de noite, por causa da iluminação. Tive uma história ruim em relação a isso. Fui de noite, a pé, até o templo para fotografá-lo. Fiz fotos lindas, não tinha uma viva alma lá para atrapalhar as fotos, mas cometi algum engano ao descarregar o cartão de memória e perdi todas as fotos noturnas dele. Grande perda;
- Um grupo grande de monumentos pode ser conhecido a pé. Anda-se muito, mas praticamente tudo de mais interessante está no entorno;
- O anfiteatro e a arena estão em ótimo estado de conservação. Vale a visita. Como disse acima, é permitido entrar no centro da arena. É de arrepiar imaginar que eu estava pisando no mesmo lugar onde, há vários séculos, gladiadores morreram e mataram.
- Há uma Plaza de Toros lá. Não aprovo esse tipo de atividade, acho uma crueldade enorme e sempre torço para o toureiro se ferrar. O local em si também vale algumas fotos;
Hasta luego!

Plaza de Toros 

Templo de Diana 

Anfiteatro Romano 

Ponte sobre o rio Guadiana 



Nenhum comentário:

Postar um comentário