terça-feira, 8 de março de 2016

O trem da Maidan - Imagem & ação na Ucrânia

Maidan Nezalezhnosti - Praça da Independência - é a principal praça de Kiev, capital da Ucrânia. Ponto de encontro de gente de todo o tipo, de militares fardados a mutilados da guerra, de casais apaixonados a músicos e artistas de rua, a praça tem um arco de triunfo e abriga um shopping center no seu subsolo. Cortada pela a avenida Khreschatyk, a continuação da praça tem o belo monumento à independência ucraniana e parece um town hall, tantas foram as vezes em que percebi ajuntamento de militares por ali. Para atravessar as 6 pistas da avenida, o pedestre conta com um sistema de galerias no subsolo, onde um shopping divide espaço com dezenas de kiosks de souvenirs.
Já estava há dois dias em Kiev. Era uma sexta a tarde e no meu retorno de rodar por lá eu tinha duas coisas em mente: comprar camisa de manga comprida, exigência para a entrada em Chernobyl, e observar viabilidade e custos de táxi para a estação de trem de Kiev, ponto de partida de nossa expedição. Camisa comprada, tarifa checada, percebi que havia um ponto de táxi na praça, bem em frente à onde eu estava hospedado. Missão cumprida. Na verdade, enganei-me feio.
Acordei no sabado, mochilão nas costas, desci para o ponto de taxi. Nada. Completamente vazio. Era cedo e eu não tinha levado em conta que seria sábado. Até ai, tudo bem, pois ainda tinha algum tempo sobrando. Fui até a grande avenida e procurei por taxis. Nada. Os poucos que passaram estavam na pista externa. Já não tinha mais tanto tempo sobrando e sequer sabia se os táxis poderiam parar ali.
Gastei um tempão e já estava batendo desespero. A ida a Ucrânia tinha um objetivo: conhecer Chernobyl. Perder isso estava fora de cogitação. Foi quando parou um carro pequeno que lembrava muito o Lada e provavelmente era mesmo, já que o Lada é russo.
Um rapaz dirigia e uma moça estava na frente com ele. Na mesma hora me lembrei que naquela região é permitido que qualquer pessoa faça serviço de taxi. Basta você fazer o sinal que alguém para, numa espécie de carona paga. É bem mais em conta que taxi, mas com alguns inconvenientes e bastante contra-indicado para turistas, particularmente porque não há itinerário nem tarifas padronizadas. É fácil ser enganado. Ainda assim, eu não tinha opção; era isso ou perder a ida a Chernobyl.
Joguei a mochila no banco, sendo recebido por um sorriso simpático, como na maioria das vezes. O povo eslavo é receptivo e lembra muito o brasileiro nesse aspecto.
- Dobry Utra! Do you speak English ?
O sorriso deles ficou amarelo na hora. Nyet foi a resposta. Apelei:
- Espanhol ? Português?
Nada ... Voltei para o inglês, apelei no espanhol e desesperei no português :
- Train station ? Estacion? Estação de trem ? Locomotiva?
Nada. Eu até sabia como era estação de ônibus em russo: avtobusa vokzal. Porém, não lembrava como era trem. Mandei:
- Vokzal! O rapaz:
- Avtobusa vokzal!!! Eu disse:
- Nyet! O outro vokzal ! (É isso mesmo, o desespero fez juntar russo e português ).
Obviamente, o cara não entendeu. Eu repetia vokzal o tempo todo na esperança de ele dizer o nome certo e me fazer lembrar, mas não estava adiantando muito. A moça sugeriu alguma coisa, mas estava cada vez mais difícil e o tique-taque do relógio não me dava tregua. Foi quando eu lembrei que era bom em imagem & ação!
Na mesma hora, fiz um "tique-taque tique-taque tique-taque tique-taque". O rosto do rapaz se iluminou e ele fez um "ahhh, piuiiiiiiii !!!", gesticulando como se tocasse o apito do trem.
Sabe a emoção quando você acerta a palavra no jogo ? Foi a mesma coisa lá. Quase nos abraçamos os três e ele partiu correndo para a estação de trem. Cheguei em cima da hora e eles nem aceitaram que eu pagasse.
Salvo pelo jogo e pelo casal de anjos ucranianos ! Fui gritando spassiba até entrar na estação.
O.O
Algumas dicas:
- A Ucrânia e a Rússia estão em conflito na região da Crimeia. É longe da capital, mas achei algo de estranho nos militares que vi pela praça. Um clima de animosidade no ar. Convém tomar cuidado e andar com a camisa do Brasil;
- Tente se hospedar próximo a praça da independência. Dali dá para conhecer tudo a pé;
- Na praça, logo a esquerda do McDonald's, há um excelente restaurante de comida árabe;
- A Internet em Kiev não é boa. Caia muito, mesmo no hotel;
- As mulheres ucranianas estão entre as mais lindas do mundo a ponto de não me lembrar de ter visto nenhuma que não fosse muito bonita. Isso merece um texto a parte;
- A rua que faz esquina com o restaurante árabe que comentei tem uma casa de câmbio com a melhor taxa de lá;
- Vale a visita a uma estação de metrô. São muito profundas. Fica-se, como em Moscou e São Petersburgo, mais de um minuto na escada rolante;
- Para sair do aeroporto de Kiev eu usei taxi, já que não havia opção melhor. Valor justo entre 300 e 400 grivnias;
Do pobachennya!





Nenhum comentário:

Postar um comentário