sábado, 26 de março de 2016

Coisas que só acontecem em Portugal

Antes de começar esse texto,  vou deixar bem claro que Portugal é um lugar agradabilíssimo e não fui em nenhum momento mal tratado nas vezes que lá estive. Fui em 2009 por cerca de dez dias e retornei recentemente,  em 2015, aproveitando algumas horas de longa conexão. O causo que vou contar foi exatamente dessa segunda vez.

Meu vôo para Moscou tinha  uma parada em Lisboa. Aproveitei a oportunidade para escolher a passagem com maior parada possível a fim de conhecer mais um pouco da terra dos patrícios. Sempre há algo para se ver (algo novo ou de novo).

Avião no chão, imigração tranquila,  fui para a rua. Uma boa notícia: entre 2009 e 2015 eles fizeram o metro chegar até o aeroporto. Isso sempre é prático.

O causo começa já no final da visita. Com pouco tempo, sai na praça do Rossio e fui até o Terreiro do Paço, pegando uma das ruas que sobem pelo bairro antigo da Alfama até chegar no Castelo de São Jorge. Fui por ali porque não o tinha visitado na primeira vez. Na volta, parei numa das ótimas confeitarias da rua Augusta para experimentar algumas guloseimas portuguesas.

Pedi algumas coisas e fiquei lembrando de uma grande amiga que morou por ali. Rejane certa vez me contou que estava saindo de uma consulta em um prédio comercial. Chegando no saguão,  reparou que o elevador estava parado no andar. Ela correu gritando "desce, desce!". O que aconteceu ? Todo mundo desceu do elevador ... hahaha haha

Parece piada, mas não é. Eu estava justamente lembrando disso e rindo sozinho quando terminei de lanchar e pedi a conta.

- 15,40 euros

Dei uma nota inteira, 20 euros ou sei lá, e 40 centavos. O garçom olha as moedas e diz:

- Para que isso ? Gorjeta?

Não consegui disfarçar o riso na frente do cara ...

O.O

Algumas dicas:

- Essa área da Alfama é muito gostosa de se conhecer a pé. Com tempo, vá ver o Fado.

- De metrô é possível ir a tudo quanto é lugar. Geralmente há uma fila enorme logo na entrada dele, para compra do ticket. Reparei que havia uma outra fila menor para a esquerda, e como fica menos aparente, vale mais a pena;

- Conexões longas são ótimas para conhecer alguns pontos turísticos, mas não deixe de contabilizar o tempo na imigração,  o translado de ida e volta e também se suas malas serão despachadas diretamente.

Até mais!

Alfama

Terreiro do Paço



Praça do Rossio 

D. Pedro I

Nenhum comentário:

Postar um comentário